sexta-feira, 25 de abril de 2008

Harper's BAZAAR - a pioneira em moda!

Em 1867, Fletcher Harper – editor da Harper Brothers lançou a Harper’s Bazar (sim, no ínicio o Bazaar só tinha um “a”) uma revista feminina quinzenal, em forma de folhetim, que falava sobre moda e assuntos domésticos. Nascia ali a primeira revista de voltada para mulheres e moda do mundo que a partir de 1901 passou a ser publicada mensalmente.

Em 1913, William Herast (um dos maiores publicadores) comprou a Harper’s Bazar pela quantia de US$ 10 mil ( uma verdadeira fortuna para a época) e revitalizou completamente a publicação. A grande mudança adotada, que a tornou conhecida e apreciada por um publico seleto até hoje, foi o uso de fotografias elaboradas e especificas sobre o tema principal. Moda! Em 29, Herast acrescentou um “a” ao bazar – Harper’s BAZAAR (nome que permanece até hoje) Carmel Snow , diretora da Harper’s Bazaar (de 1933 a 58), foi a responsável pela segunda grande mudança da revista inovando no design editorial, usando e abusando no layout da revista. Fotografias marcantes, grandes espaços em brancos, textos “desenhados”.

Por sua redação e suas páginas já passaram os maiores nomes e ícones da moda mundial como as editoras Diana Vreeland e Anna Wintour e os fotógrafos Richard Avedon e Man Ray. E assim tem sido ao longo de todos esses anos (141 anos!). Mensalmente são publicados os trabalhos de estilistas, escritores, fotógrafos e designers dentro de uma visão sofisticada do mundo da moda, da beleza e de “estilo de vida”.

Além da edição americana, Harper’s Bazaar é editada em 22 países: Estados Unidos, Austrália, Canadá, Republica Tcheca, Grécia, China (Hong Kong), Indonésia, Japão, Coréia , Chile, Colômbia, México, Venezuela, Lituânia, Rússia, Malásia, Singapura, Taiwan, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes e Reino Unido.

Harper’s Bazaar - “a fonte de estilo para as mulheres e as mentes bem vestidas”

Capa de 1940 e de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário