Não há como falar de moda, modelos, tendências de moda ou mundo fashion sem passar pela cabeça o palavra VOGUE – Que no francês significa “popular”. Ao longo desses 116 anos (PASMEM!) popular é “apelido” para essa SENHORA (e que senhora!) revista que apesar da idade continua atual e contemporânea.
Sem duvida nenhuma a revista Vogue é a mais conhecida revista do mundo da moda. Referência para fotógrafos, modelos, produtores de moda, estilistas e muitas outras revistas do ramo. Foi fundada em 1892 em Nova York por Harry McVickar e Arthur Turnure. No inicio era apenas um semanário sobre moda voltado às mulheres da alta sociedade americana.
McVickar e Turnure jamais imaginariam que sua criação seria responsável pela popularização da moda. Exatamente, graças a Vogue a moda se tornou tão importante e tão significativa quanto é hoje. Em 1902, com apenas 10 anos de idade, tornou-se uma publicação quinzenal. Sete anos mais tarde passou a ser propriedade de Condé Montrose Nast, que funda a Condé Nast, hoje um dos maiores grupos de edição de revistas. Desde então a revista tornou-se mensal. O conteúdo passou por uma reformulação que tornou a publicação mais atraente envolvendo os “desejos” femininos e transformando a moda em “objeto de desejo” e “sonho de consumo”.
Em 1916 foi criada a edição britânica, a primeira fora dos Estados Unidos. Hoje a Vogue é publicada em 16 países: Alemanha, Austrália, China, Japão, Coréia, Índia, Grécia, Espanha, França, Itália, México, Reino Unido, Taiwan, Estados Unidos, Portugal e Brasil. Aqui em terras tupiniquins a editora Carta Capital é a responsável pela publicação da Vogue.
A publicação não se limitou apenas ao mundo da moda. Hoje a Vogue possui diversas outras revistas. No Brasil são outros seis títulos: Vogue Casa, Vogue RG, Vogue Homem, Vogue Passarelas, Vogue Noiva e Vogue Jóias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário