De cartão postal da cidade, o Theatro Municipal de São Paulo foi transformado no templo da moda, nesta quarta-feira, ao sediar o Prêmio Moda Brasil. O evento, patrocinado pelo shopping Iguatemi, reuniu celebridades e personalidades da moda nacional. Os convidados - que eram recebidos por um tapete verde - despertavam olhares curiosos das pessoas, sem convite, que se aglomeraram na porta, debaixo da tradicional garoa paulistana.
A noite contou com manifestações artísticas que extrapolaram o mundo fashion. O palco recebeu desde a experiente Maria Bethânia até a nova revelação da música brasileira Roberta Sá. A animação ficou por conta dos hits da Jovem Guarda, com a cantora Wanderléa, e da banda Sua Mãe, na qual Wagner Moura se aventura como vocalista.
Momento marcante foi a apresentação do jogral em que atrizes declamavam frases célebres de escritores, pensadores e estilistas, é claro. Maitê Proença, Taís Araújo, Luana Piovani, Camila Pitanga, Paola Oliveira e Juliana Didone se revezaram entre declarações atribuídas a Clarice Lispector, Oscar Wilde, Clodovil, Denner, Zuzu Angel e Coco Chanel, entre outros.
Regina Casé, vestida com um look totalmente branco, conduziu a apresentação. Entre uma indicação e outra, ela não podia deixar seu humor nato de fora, como na hora em que a mestre de cerimônias trocou o nome de Dudu Bertholini pelo do maquiador Duda Molinos - para se redimir, não teve dúvida em lascar um beijo no estilista da Neon. Além disso, a empolgação a fez roubar um selinho da cantora Wanderléa.
Como a festa teve a proposta de enaltecer a moda brasileira, o evento homenageou nomes importantes que, nessa área, projetaram o País no exterior. Uma das homenageadas foi a paulistana Dalma Callado, considerada a primeira top model brasileira, que fez sucesso nos anos 70 e, segundo Regina Casé, enlouqueceu grandes estilistas (Valentino, Lagerfeld, Yves Saint Laurent) por sua beleza étnica não-folclórica. O mineiro Francisco Costa também recebeu uma homenagem, afinal de contas, ele é nada menos que o diretor criativo da Calvin Klein.
Com discursos semelhantes e repetitivos, os vencedores queriam apenas agradecer às suas equipes, família e aos amigos. Glória Kalil ganhou em duas categorias, como melhor Jornalista de Moda e melhor Veículo de Mídia Eletrônica Web, com o site Chic. Na maioria das categorias, os ganhadores não surpreenderam. Lenny Niemeyer, por exemplo, arrematou o prêmio de melhor Coleção Moda Praia. Em entrevista, instantes antes da cerimônia, a estilista apontou sua modelagem cheia de recortes como diferencial. "Acho que o que torna minhas peças diferenciadas é me manter fiel a minha raiz na arquitetura. Para mim, a moda praia deve esculpir o corpo da mulher por meio da modelagem", disse.
Dois vencedores não compareceram. Alexandre Herchcovitch - consagrado como o melhor Estilista de Moda Masculina - está no Japão cuidando de sua loja inaugurada este ano em Tóquio, já Raquel Zimmermann, que levou o prêmio de Modelo Feminino, se ausentou porque está fotografando para Vogue América.
Para celebrar o "Oscar" da moda genuinamente brasileira, a festa se encerrou com um coquetel repleto de bebidas e comidinhas. No cardápio, nada de petiscos light, para agradar as modelos. Mas, sim, muitos salgados fritos e assados. Na saída, cada convidado recebeu um docinho azul, recheado de chocolate.
Fonte: Terra - fotos: marcelo pereira/terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário