quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Anorexia na Moda - Longe de uma solução!

Noticiamos aqui algumas "supostas" medidas tomadas no mundo prometendo acabar com a anorexia no círculo da moda. Talvez o problema esteja longe de uma solução real.

Nota do Autor: Deixemos claro que no texto abaixo não fazemos apologia a "magreza" nem tão pouco defendemos um ou outro padrão de beleza. O que publicamos são apenas fatos a respeito do tema e questionamentos sobre as "soluções definitivas" que muitos tem dito. Nossa principal preocupação sempre foi e sempre será com a saúde das modelos, tendo elas 40 ou 70kg.

É fato que nem toda modelo é anorexa. Com certeza o percentual de casos de anorexia fora do "circuito da moda" é muito maior do que dentro do mundo fashion. O grande problema é que pelo fato da magreza ser uma exigência primordial no mercado das modelos, a anorexia acaba sendo associada às modelos.
Sem dúvida alguma, a pressão e o medo da balança pode resultar em casos de anorexia entre as modelos. Mas não há como generalizar.
A grande maioria das modelos são magras por natureza. Fator genético! E essas, não tem com que se preocupar. Evidente que cuidam da saúde e se preocupam em manter uma alimentação balanceada.
O problema está nas modelos que não possuem essa predisposição genética à magreza. E é aí que mora o perigo!
O mundo da moda é para poucas. Mas a promessa de sucesso, de fama e de rios de dinheiro (mito!) acabam chamando a atenção de um número enorme de meninas. Muitas sem os pré requisitos da profissão!
É certo uma coisa:  não é fácil muito menos saudável lutar contra a própria genética.
Existem "gordinhas" extremamente saudáveis, assim como "magricelas". Querer reverter esse quadro pode custar muito caro.
Os casos de anorexia no mundo da moda estão diretamente relacionados à isso. Modelos que não possuem o bio-tipo "magrela por natureza" se submetem a qualquer loucura para se encaixar no perfil das "magrelas por natureza" sem levar em conta que sua genética  e seu metabolismo são completamente diferentes.
Na grande maioria das vezes, essas meninas entram para o profissão muito novas e não conseguem enxergar o problema que atos extremos poderão causar.
Sem contar na pressão que sofrem. E aí é que está o principal responsável pelos casos ne anorexia entre modelos:  Tratar todas igualmente !
O fato de combater, ou proibir o desfiles com modelos muito magras pode aliviar o problema, mas não irá combate-lo. 

Supomos que o padrão de beleza para os desfile mude. Modelos magras estão proibidas. A partir de agora só as com IMC igua a X.

Um problema já foi criado:  As que são "magricelas por natureza" terão que 'engordar' e da mesma forma que emagrecer sem um controle correto pode ser prejudicial, engordar também. Da mesma forma que muitas pessoas sofrem para emagrecer outras tantas sofrem para engordar, que seja 100 gramas! Qual metódo essas meninas irão se submeter para continuar trabalhando?

Outro problema é que, se o padrão do peso aumenta,  aquelas que nem cogitavam conseguir atingir o padrão anterior, começam a se sentir mais próximas do novo padrão: Ou seja, o problema continuará a existir. Pois meninas que antes se viam muito longe do sonho de ser modelo, começarão a enxergar uma luz no fim do túnel.  Só será transferido das "magras" X "magricelas por natureza"  para as "não tão magras"  X  "magras".  E lembramos, anorexia não é necessariamente ligada à extrema magreza:  É um fator emocional que pode ser desencadeado em pessoas de "peso normal"

Solução?

A solução não significa proibir X, aumentar Y.  Como todos sabem cada pessoa é diferente: o bio-tipo, a genética, a estrutura. Tudo muda de uma pessoa para outra.
A solução é justamente levar isso em consideração. 
Ao invés de proibir isso ou aquilo o melhor seria, em primeiro de tudo, ORIENTAR e em segundo FISCALIZAR.
As agências que representam as modelos deveriam ser obrigadas a acompanhar a saúde de cada uma delas com testes e exames médicos periódicos e ao menor sintoma de "exagero" as agências deveriam ser PUNIDAS.   

Ter 50 kg  não significa ser mais saudável que uma pessoa de 60 kg.  Mas o inverso também é verdadeiro.  Nesse caso o que manda é a genética !  Pensem nisso!  e fiquem a vontade para relatar sua opinião!

 

Pesquise preços de:    Cosméticos           Fitoterápicos              Dietas

Nenhum comentário:

Postar um comentário