quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ser modelo é meu sonho! Não vou desistir!

Primeiro gostaria de desejar um feliz 2011 á todos que por aqui passam. Faz tempo que não escrevo uma matéria/post com dicas para modelos (mais de um ano!). Os motivos são vários: falta de tempo, inspiração e principalmente motivação. Todos os textos relacionados à profissão (dicas) são escritos com o intuito de esclarecer sobre essa tão almejada profissão. Porém, me desmotivei muito ao ver que muitos blogs simplesmente dão CTRL+C CTRL+V e publicam como um texto criado por eles, sem ao menos citar o crédito. Mas enfim, coisas de internet. 

ser-modelo

Tenho recebido diversos contatos com pedidos de ajuda. Meninas de todo o país interessadas na profissão e com o ego estimulado por conta de “picaretas” que só querem dinheiro! Já escrevi sobre isso aqui e aqui, se procurar pelo blog, com certeza falei muito sobre isso em outros posts.

Sem duvida as pessoas devem acreditar em seus sonhos. Mas é preciso ser, acima de tudo, REALISTA. Para ser modelo não basta apenas o sonho, a dedicação, a vontade de vencer, ou o elogio da mãe e das tias (Poxa, você é tão linda, deveria ser modelo!) Todas essas virtudes - se não forem acompanhadas de atributos físicos, de nada valerão. O mercado é extremamente competitivo e isso leva algumas meninas (e meninos) a acreditarem em “crueldade”.  Não, caros pretendentes a modelos, o mercado não é cruel! Talvez você quem não saiba encarar a realidade. Pode parecer duro, mas é muito simples: Bate de porta em porta, de agência em agência e não consegue nada? Será que realmente TODAS as agências estão erradas? Será que é perseguição? Aposto meus anos de profissão que não!

Para uma agência de modelos, uma modelo é apenas um produto. (Não entendam isso de forma errada, por favor!)  Agências buscam pessoas cujo perfil seja “vendável”. Elas querem pessoas que dêem lucro! Nesse mercado ( assim como em qualquer outro) não existe caridade. Tudo é negócio, puro e simples business!

Você pode argumentar: “ Mas uma vez fui parada no shopping pela agência Tabajara´s Model (nome fictício, é claro!) que disse que eu tinha o perfil adequado…”  Não leve isso como verdade, não sei quantas vezes EU (que to longe de ter perfil de modelo) já fui parado por esses picaretas. Não quero estender sobre esses casos, a história já é mais que manjada – aqui e aqui.

Bom, minha carreira sempre foi guiada pela sinceridade e ética. Quando me perguntam “tenho o perfil?” sou sincero e não hesito em dizer “Não, você não tem o perfil!” Mas, na maioria das vezes as pessoas teimam em não acreditar. São reprovadas nas agências boas e acabam nas agências “mequetrefes”. Isso para mim só tem um nome: CONSOLO!  Não caia nessa, não faça isso com você! Aceite o que a maioria te disser. Se as grandes agências – detentora dos melhores clientes - disserem que você não tem chance no mercado, você vai acreditar naquilo que a agênciazinha (que só quer o seu dinheiro – pois vai cobrar um book fotográfico e, dependendo da falta de caráter do dono, até taxas de agenciamento) disse? O trabalho de “figurante-de-propaganda-de-oficina-mecanica-para-o-jornalzinho-do-bairro não será suficiente, nem se quer, para pagar o valor da tal taxa!

Sou fotógrafo e não agenciador. Faço books fotográficos para profissionais ou para pessoas comuns (que procuram por um book fotográfico no estilo “modelo”, mas sem a pretensão de ser, apenas para recordação) Taí uma boa dica… quer sentir como é ser modelo? Faça um book, nos moldes do mercado, mas sem pretensão!

Não tenho porque iludir ninguém. Mas tomem cuidado! Muitas pessoas/agências/fotógrafos têm muitos motivos para tentar te iludir!

Boa Sorte e olho aberto! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário