Girl Model, é um novo documentário que teve sua estréia nos EUA neste fim de semana durante o SXSW.O filme é um olhar real no circuito internacional de modelagem, e as complicadas redes de agências mães, agências reserva, e olheiros que levam as meninas, como jovens de 12 anos, de regiões empobrecidas da Rússia para contratos de modelagem altamente instáveis (mas potencialmente lucrativo) no exterior.
Especificamente, o filme segue uma olheira chamada Ashley Arbaugh - uma ex-modelo americana, com uma hipoteca para pagar e em profundo conflito sobre a indústria - e uma modelo de 13 anos de idade chamada Nadya Vall. Nadya, uma loira tímida que vive em uma casa caindo aos pedaços em Novosibirsk com a avó, os pais, e irmãos, chama a atenção Arbaugh em uma seleção - Arbaugh nota que Nadja parece "quase pré-adolescente" - e ganha um prêmio: uma viagem para Tóquio, onde ela vai ganhar um mínimo garantido de $ 8.000 para dois meses de trabalho.
O filme, co-dirigido por David Redmon e Ashley Sabin, é angustiante, principalmente por ser uma história real.
A industria da modelagem é um negócio deliberadamente opaco - ninguém quer que as pessoas saibam quantos anos essas menina nas revistas realmente tem, para que o leitor não comece a pensar sobre se ela deveria estar na escola ao invés de trabalhando - e Redmon e Sabin fazem um trabalho admirável de descascar todas essas camadas.
Para ser justo, muitas indústrias (fora o mundo da moda) têm práticas que, se fossem exibidas em um telão, atrairiam a ira e a preocupação de todos, também - basta pensar sobre a indústria de alimentos.
A frieza que Arbaugh e as agências tem em comoditizar essas crianças é perturbador. Aqui, onde as meninas exploradas são as mais pobres e os mercados (Tóquio, Hong Kong, Pequim e outros centros asiáticos) são os de menor prestígio internacional, para não mencionar o menos regulamentado. É a indústria da moda em sua forma nua e crua: a troca de dinheiro por corpos de jovens mulheres.
Arbaugh não faz mistério sobre a busca de meninas muito jovens. “É o que o mercado exige. A juventude é linda, há uma luminosidade, e é isso que meu olho está treinado para ver." Mas ela também diz: "O mundo dos negócios da modelagem é baseado em ‘nada’."
Com a cara lavada, Arbaugh diz um repórter de uma emissora de TV russa (que está cobrindo um de seus castings) que o mercado japonês "é um mercado muito seguro. Ao contrário de outros mercados, as garotas nunca vão se endividar."
A história de Nadya, se desenrola com a partida para Tóquio - sua chance de uma vida melhor. Ela nunca esteve antes no exterior, e tem de viajar sozinha. No Japão, a agência vai dizer aos clientes que ela tem 15 anos. Ela passa a sua estadia de dois meses quebrada, solitária, vivendo em um apartamento de propriedade da agência (para a qual ela paga o aluguel) e lutando para se comunicar com um dicionario japonês-russo. Nadya faz amizade com outra jovem modelo russa, Madlen, mas Madlen é enviada de volta para casa com 2000 dolares de dívida por ter aumentado sua medida em um centímetro e, portanto, violando seu contrato.
Girl Model Trailer from Ashley Sabin on Vimeo.
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