Yves Saint Laurent, pioneiro no mundo da moda, morreu na noite deste domingo, em Paris, aos 71 anos, informou a fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent.
O estilista lutava contra um tumor no cérebro, e segundo seu amigo e sócio, Pierre Bergé, Saint Laurent estava doente há cerca de um ano.
Saint Laurent era um dos últimos sobreviventes da geração de estilistas responsáveis pela transformação de Paris a capital mundial da moda, ao lado de Dior e Chanel.
Para Bergé, Saint Laurent “foi um verdadeiro libertário que transformou a mulher... Chanel trouxe às mulheres a liberdade e ele lhes deu o poder”
Carreira de Yves Saint Laurent
1936: em 1º de agosto nasce Yves Mathieu Saint Laurent em Oran (Argélia), onde passa sua juventude até obter o bacharelado.
1953-54: chega a Paris, onde mostra seus desenhos ao diretor da revista Vogue, Michel de Brunhoff. Recebe aulas na Câmara Sindical de Alta-Costura; ganha um concurso. Brunhoff apresenta Yves Saint Laurent a Christian Dior, que o contrata.
1955-1957: vira assistente de Christian Dior.
1957: Yves Saint Laurent é colocado à frente da direção artística da Dior, depois da morte repentina do estilista mestre, em 24 de outubro de 1957.
1958: apresenta sua primeira coleção, "Trapézio", que põe fim a anos da ditadura da cintura de vespa, um êxito total.
1960: Yves Saint Laurent é declarado incapacitado por ser hospitalizado por depressão nervosa. É substituído por Marc Bohan na Dior.
1961: cria a maison Yves Saint Laurent, associando-se a Pierre Bergé, a quem conheceu em 1958.
1962: 29 de janeiro, primeiro desfile da maison Yves Saint Laurent.
1964: lançamento de "Y", primeiro perfume assinado por Saint Laurent.
1966: criação do primeiro smoking para mulheres. Aberta a primeira boutique pret-a-porter Saint Laurent Rive Gauche em Paris.
1969: aberta a primeira butique Rive Gauche para Homens em Paris.
1971: coleção de 1971, chamada "40", foi um escândalo. Yves Saint Laurent posa nu para um anúncio de seu perfume para homens.
1977: lançamento do perfume Opium, um de seus maiores sucessos.
1982: aniversário dos 20 anos da maison no Lido de Paris. Yves Saint Laurent recebe o prestigioso "International Award of the Council of Fashion Designers of America" (CFDA).
1983: retrospectiva dedicada dos 25 anos de criação de Saint Laurent no Metropolitan Museum de Nova York.
1985: O presidente francês François Mitterrand lhe concede a insígnia de cavaleiro da Legião de Honra.
1986: compra Charles of the Ritz, grupo cosmético americano que até então era proprietário dos perfumes e cosméticos Saint Laurent.
1992: comemora os 30 anos da maison na Ópera da Bastilha.
1993: em janeiro o grupo industrial francês Elf-Sanofi assume o controle da empresa.
1998: Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos de carreira. No Stade de France, 300 modelos desfilam na grama do estádio antes da final da Copa do Mundo disputada entre França e Brasil.
1998: Yves Saint Laurent decide se dedicar exclusivamente à alta-costura. Dois jovens estilistas se destacam no prêt-à-porter: Albert Elbaz, para a mulher, e Hedi Slimane, para as peças masculinas.
1999: o italiano Gucci (40% da Pinault-Printemps-La Redoute) adquire o prêt-à-porter e os perfumes. O holding Artemis de François Pinault se converte no proprietário da Yves Saint Laurent Alta-Costura.
2002: a maison de alta-costura Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos em 22 de janeiro.
2004: a Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent é inaugurada com uma exposição intitulada "Yves Saint Laurent dialoga com a arte".
Em janeiro de 2002, Yves Saint Laurent anunciou sua aposentadoria definitiva das passarelas após ter conseguido levantar o império da moda que leva seu nome.
Fonte da carreira do estilista: AFP (Agence France-Presse)
Nenhum comentário:
Postar um comentário