terça-feira, 2 de setembro de 2008

Book Fotografico - Mitos e Verdades

 

Os interessados em  book fotografico tem aumentado a cada dia. No entanto o mercado está cada vez mais criterioso com relação a confecção do book fotografico para modelos!

Para um book fotografico pessoal, aquele em que a pessoa faz para guardar, mostrar aos amigos, sem o intuito profissional. Vale tudo! Porém, o que anda nos preocupando é o book fotografico PROFISSIONAL.

As ofertas de book são muito grandes, diversos fotografos e estudios fotograficos oferecem centenas de opções. Com isso, muitos mitos foram criados - assim como produções que enchem os olhos: Alguns oferecem uma centena de fotos no book em contra partida a outros que oferecem poucas imagens no book. Mas afinal de contas, como saber qual a melhor opção em um book fotografico profissional ?

Em primeiro lugar é preciso saber para que serve um book fotografico

A finalidade principal do book de fotos para modelos é vender a imagem para os clientes ( apresentados pela agência de modelos onde o modelo está cadastrado)
As fotos são enviadas para o cliente "conhecer" e escolher qual a melhor modelo para a sua campanha. Portanto: MENOS É MAIS !

Imagina você sendo um cliente e buscando um rosto para ilustrar sua nova campanha. Ao contatar uma agência de modelos ela apresenta 15 meninas. Com toda a certeza você não gostaria de ter que olhar book por book com 50 fotos cada um, certo?

O trabalho de seleção é rápido e em hipótese alguma deve ser cansativo. Fotos desnecessarias no book atrapalha e é duramente criticado pelos clientes.
O book fotografico deve ser clean, de rápida visualização ou seja POUCAS porém EXCELENTES fotografias!
Segundo Colin Jr. da S.Prada Scouter (responsável pela carreira de diversas modelos no Brasil e no exterior) o book deve conter estritamente o necessário. "Quanto menos fotos, melhor. Do contrário a modelo poderá 'se queimar' no mercado."

O número de imagens no book não deverá ultrapassar 10 fotos.

"Ter algumas imagens sobressalentes é interessante para poder substituir eventuais fotos. 15 fotos é um excelente número. Deixa no máximo 10 fotos no book fotográfico e fica com a possibilidade de substituir algumas de acordo com o perfil do cliente que analisará as fotos" aconselha o fotógrafo Mauricio Po especialista em fotografia de moda.

Uma dica do maquiador Alex, um dos principais do ramo da moda, é que a aspirante a modelo deve literalmente fugir das grandes quantidades de fotos oferecidas por alguns estúdios.  " A primeira vista um book com 70, 80 alguns até com mais de 100  imagens enche os olhos da modelo iniciante que julga estar fazendo um ótimo negócio. Mas a grande quantidade em hipótese alguma pode ser considerada como um 'excelente custo beneficio'. De que adianta 80 fotos se nenhuma delas tem a qualidade exigida pelo mercado? (que é cada vez mais criterioso!)"
Ainda segundo o maquiador, as modelos precisam saber identificar um estúdio fotografico sério de uma "fábrica de books" ( aqueles em que o único fim é o do lucro com a venda de books e falsas promessas de carreira) "A carreira da modelo inicia com o book fotografico. Ele deve ser PERFEITO. Caso contrário, ela ja estará condenada ao fracasso." alerta Alex.

A modelo Juliana Ambrosio, com 6 anos de experiência e diversos trabalhos internacionais, relata que no inicio da carreira caiu na tentação e fez um book considerado com muitas fotos para o padrão.
"O tiro saiu pela culatra! Eu imaginava que estava fazendo um bom negócio. Cheguei a procurar diversos estúdios que me ofereceram uma quantidade bem menor, mas me encantei com a possibilidade de ter muitas fotos! Com certeza a qualidade dos outros estudios que rejeitei seria bem superior! Ao entrar para uma agência séria a primeira exigência  foi refazer meu book. Eu, sem experiência, achava o meu book lindo! (risos) o velho ditado tem razão: Quem gasta mal, gasta duas vezes!" declara Juliana.

 

 

 Estudio Fotográfico Mauricio Po Photography - Seu book fotografico ideal !

Nenhum comentário:

Postar um comentário