segunda-feira, 1 de junho de 2009

A nova era de modelos polivalentes

A menos de dois anos atrás, Claudia Schiffer afirmou que a era das supermodelos tinha acabado. Desde então, capas de revistas e contratos de “beleza” tem se tornado alvos de celebridades.

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A mais recente geração da indústria de modelos não tem atingido o sucesso internacional do primeiro time de beldades como Naomi, Cindy e Christy.
Muita coisa mudou nesses dois anos. Enquanto as revistas de moda e o mercado fashion em geral tem confiado a venda de seus produtos à estrelas da música e do cinema, as modelos têm tratado de buscar novas atuações para garantir a sobrevivência - cada vez mais dificil. A era da modelo polivalente substituiu a era  supermodelo, dando início a meninas mais poderosas do que nunca.

Um exemplo perfeito disso é a atual  n º 2 da lista das mais bem pagas modelos -  Heidi Klum. Embora ainda uma modelo bem sucedida aos 35 e após três filhos, a maioria dos ganhos de  Klum forão impulsionados por sua nova carreira na TV. Klum continua  sendo  uma  das angels da Victoria's Secret, mas seu gordo salário é fruto de novos mercados - anfitriã do Project Runway da Alemanha  e apresentadora do Germany’s Next Top Model.  Além disso, a beldade alemã,  projeta uma coleção com seu nome para as  sandálias Birkenstock. Isso sem falar nos contratos publicitários com a Coca-Cola, Volkswagen, McDonald's e LG. No ano passado, ela lançou sua própria linha de cosmético!

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Voltando este ano ao número 1 dentre as modelos que mais faturaram  está Gisele Bündchen, que teve um lucro estimado de  25 milhões de dolares em 2008 - a partir de inúmeras campanhas, incluindo Versace, True Religion jeans, Dior e relógios Ebel. A modelo brasileira tem o raro dom de ser rentável em trabalhos “high-fashion” à produtos de massa. Sua imagem agrega valor a qualquer marca – seja ela qual for. Ela também tem a sua própria linha calçados e  uma carreira “promissora” como atriz.

A  indústria  de modelos foi duramente atingida pela crise econômica.  Inumeras campanhas foram cancelada e outras tantas nem sairam do papel,  deixando as modelos à espera (e à procura) de novas oportunidades.

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