A menos de dois anos atrás, Claudia Schiffer afirmou que a era das supermodelos tinha acabado. Desde então, capas de revistas e contratos de “beleza” tem se tornado alvos de celebridades.
A mais recente geração da indústria de modelos não tem atingido o sucesso internacional do primeiro time de beldades como Naomi, Cindy e Christy.
Muita coisa mudou nesses dois anos. Enquanto as revistas de moda e o mercado fashion em geral tem confiado a venda de seus produtos à estrelas da música e do cinema, as modelos têm tratado de buscar novas atuações para garantir a sobrevivência - cada vez mais dificil. A era da modelo polivalente substituiu a era supermodelo, dando início a meninas mais poderosas do que nunca.
Um exemplo perfeito disso é a atual n º 2 da lista das mais bem pagas modelos - Heidi Klum. Embora ainda uma modelo bem sucedida aos 35 e após três filhos, a maioria dos ganhos de Klum forão impulsionados por sua nova carreira na TV. Klum continua sendo uma das angels da Victoria's Secret, mas seu gordo salário é fruto de novos mercados - anfitriã do Project Runway da Alemanha e apresentadora do Germany’s Next Top Model. Além disso, a beldade alemã, projeta uma coleção com seu nome para as sandálias Birkenstock. Isso sem falar nos contratos publicitários com a Coca-Cola, Volkswagen, McDonald's e LG. No ano passado, ela lançou sua própria linha de cosmético!
Voltando este ano ao número 1 dentre as modelos que mais faturaram está Gisele Bündchen, que teve um lucro estimado de 25 milhões de dolares em 2008 - a partir de inúmeras campanhas, incluindo Versace, True Religion jeans, Dior e relógios Ebel. A modelo brasileira tem o raro dom de ser rentável em trabalhos “high-fashion” à produtos de massa. Sua imagem agrega valor a qualquer marca – seja ela qual for. Ela também tem a sua própria linha calçados e uma carreira “promissora” como atriz.
A indústria de modelos foi duramente atingida pela crise econômica. Inumeras campanhas foram cancelada e outras tantas nem sairam do papel, deixando as modelos à espera (e à procura) de novas oportunidades.
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