A 27ª edição do São Paulo Fashion Week começou oficialmente no dia 15, mas sem desfiles. A programação inclui exposições, documentários, palestra e festa. Batizado de Passion-Paixão, o evento integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e terá pela primeira vez exposição que poderá ser visitada pelo público em geral e não apenas por convidados. Já os desfiles das 40 marcas que lançam coleção da temporada primavera-verão 2010 começam apenas na quarta (17), com entrada permitida somente a convidados e credenciados. No primeiro dia de desfile, estão confirmados na passarela Gisele Bündchen e Jesus Luz, namorado de Madonna, para a Colcci.
Na segunda-feira, Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa de Alta-Costura e do Prêt-à-Porter dos Costureiros e dos Criadores de Moda, ministrou aula magna sobre o mercado de moda mundial e sua trajetória como dirigente da principal entidade do segmento na França. No mesmo dia, ele divulgou seu livro Histórias da Moda, lançado em 1993, mas que chega agora ao Brasil traduzido para o português.
Ainda na segunda, aconteceu o único evento que não tem ligação apenas com a alta-costura: a pré-estreia do documentário Top Models - Um Conto de Fadas Brasileiro, no Cinemark do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Reunindo imagens do começo da carreira e cenas atuais, o filme propõe contar a trajetória pessoal, dificuldades e segredos de algumas das mais importantes modelos do país, como Isabeli Fontana, Carol Trentini, Fernanda Tavares, Raquel Zimmermann, Caroline Ribeiro, Gisele Bündchen, entre outras.
Bonjour Madame
Na terça, uma festa marca o lançamento de um documentário sobre a ex-modelo Bethy Lagardère, que possui um dos acervos mais importantes de alta-costura do mundo. Batizado de Bonjour Madame , o filme mostra sua vida em Paris e traz depoimentos de estilistas como Jean Paul Gaultier, Azzedine Aläia e outras personalidades da moda. "Ela é uma pessoa que viveu e vive a moda como ninguém. Tem uma coleção de alta-costura sem igual, traz uma história fantástica. Brasileira, morou na França e sintetiza mais do que ninguém a admiração de um país pelo outro. Em suas festas e recepções, mistura pão de queijo, caviar, guaraná e champanhe de uma forma única e elegante. Conviveu e convive com os maiores criadores de nosso tempo. É um ícone no Brasil e na França", diz Paulo Borges, diretor do evento e idealizador do documentário.
O filme mostra a trajetória desta mineira de Belo Horizonte, que foi para a França nos anos 1970 para ser "manequim", como eram chamadas as modelos naquela época. Acabou sendo contratada para ser modelo fixa de Emanuel Ungaro. "Ela é um sol", chegam a dizer Gaultier e Ungaro, separadamente. Todos destacam seu orgulho em ser brasileira e valorizar as coisas do país.
Gaultier, por exemplo, lembra o que a brasileira fez na Copa de 1998, quando Brasil e França jogaram a final, vencida pelo país sede. Segundo ele, Bethy pediu para fazer uma roupa com as cores brasileiras, que exibia ao andar por Paris num carro conversível e com um trompete em punho. "É uma paixão que pode revolucionar o mundo", afirmou o estilista.
Bethy também fala no documentário do amor de sua vida, o empresário Jean Luc Lagérdere, que morreu em março de 2003. Após a morte do marido, Bethy resolveu viver mais tempo no Rio de Janeiro, para tentar amenizar a dor da perda. O filme mostra também Bethy andando de scooter por Paris, com capacete e motorista.
Na terça (16) haverá uma festa, no Shopping Iguatemi, em homenagem à ex-modelo e para o lançamento da edição especial da revista MAG!, que neste número traz edição dupla, uma batizada de Passion e a outra de Paixão, em alusão ao nome do evento nesta temporada.
Exposições
No dia 17, quando a Bienal estiver aberta ao público, serão abertas as três mostras da edição. Uma delas, chamada Paixão, reúne peças de alta-costura de Bethy Lagerdère, com criações de Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld (para Chanel e para sua marca própria), Jean Paul Gaultier, Givenchy, Dior, Pierre Cardin, Balenciaga e muitos outros. No espaço, também será exibido o documentário Bonjour Madame. Entre os dias 17 e 22, a exposição será restrita a convidados do evento. Depois, estará aberta ao público no 9º andar do Shopping Iguatemi.
A Federação Francesa de Alta-Costura realiza a mostra "Passion Paris Collections", que reúne criações de oito estilistas da nova geração da alta-costura, entre elas as do brasileiro Gustavo Lins. Localizada na entrada da Bienal, estará aberta ao público em geral.
A outra exposição da temporada dá uma mostra do trabalho da estilista francesa Sakina M'Sa, que estabelece uma relação entre associações de mulheres na França e no Brasil a partir da customização de peças criadas por ela. Esse trabalho servirá de inspiração para a coleção que ela apresentará no Carrousel du Louvre ainda neste ano e em uma exposição em 2010. Ela faz um trabalho de vanguarda e deve fazer uma performance durante o SPFW. Não estará aberta ao público, apenas para convidados.
(fonte: portal terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário